domingo, 9 de novembro de 2008

Ouro Preto

Vista de Ouro Preto. Por Thayane Rosa.


Ouro preto foi oficialmente fundado por Antônio Dias. Em 1698 ele sai de Taubaté e acampa na região do rio das Velhas, começando então a formação da cidade.
A primeira do Brasil a ser reconhecida pela UNESCO , em 1980, como patrimônio cultural da humanidade, Ouro Preto é um dos maiores acervos do século XVIII do mundo. Isso se deu inicialmente por fatores negativos como a transferência da até então capital de Minas Gerais, Ouro Preto, para o atual belo horizonte, com essa mudança, grande parte da população influente sai da cidade mudando-se para a nova capital. De certa forma isso preservou a cidade em vários aspectos, mantendo o seu estilo original do século XVIII, tanto no lado artístico quanto histórico.
Hoje em dia é nítida presença de simulacros em todas as partes da cidade histórica. O novo compartilhando o mesmo espaço com o antigo, cuja fachada é predominante do século XVIII e XIX, mas o seu interior é completamente contemporâneo. Isso tudo nos remete a uma viagem no passado com monumentos e peças artísticas originais da época.
A cidade esta localizada em um ponto banhado por serras e morros, nela temos o Morro da Queimada, que foi um dos centros mais importantes na extração de minério com mais de 300
túneis em seu interior. Até hoje a economia da cidade se baseia na extração de minério, diferente do que muitas pessoas pensam que sua atividade central é o turismo. Ela possui duas grandes mineradoras a Vale do Rio Doce e a SAMASP mineradora, sendo essas, empresas que contribuem para o desenvolvimento da cidade, e possuem como principal foco a extração de minérios como o alumínio , minério de ferro e o manganês.
Uma curiosidade sobre a cidade é em relação ao sistema de distribuição de água.Nela grande parte da água distribuida vêm de lençois freáticos que se localizam em toda região das minas.Sendo assim a população paga somente uma pequena quantia pelo custo do consumo junto ao IPTU.

Nenhum comentário: