domingo, 9 de novembro de 2008

Igreja Nossa Senhora do Pilar

Igreja Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto. Por Pâmella Canin
A igreja foi construída entre 1711 e 1733, sendo que até 1750 continuaram as obras com trabalhos decorativos. O nome da igreja é referente à sua santa de devoção que é a Nossa Senhora do Pilar.
Seu estilo é anterior ao Aleijadinho e ao mestre Ataíde, sendo conhecida assim como, ‘‘segunda fase do barroco mineiro”, ou também como, “joanino”. As pinturas presentes no teto da igreja são do estilo Rococó.
As esculturas e decorações de madeira presentes na igreja são revestidas com uma película de ouro, ao todo a igreja possui mais ou menos 450 kg de ouro e prata, sendo que a prata é maciça. No altar a maioria das figuras foram revestidas com duas ou três películas de ouro, para dar a impressão de se tratar de esculturas de ouro maciço.
Nessa igreja há um subsolo, que servia para o sepultamento de membros da igreja. Nos dias de hoje este subsolo serve como um pequeno museu, onde há uma mesa funerária original da época, e alguns objetos que eram usados pelos religiosos nas pregações das missas.
Para a conservação da igreja é usado um processo rigoroso.Nas restaurações é priorizada a utilização de materiais e objetos o mais semelhante o possível aos encontrados naquela época, isso é feito para obter o mínimo de danos nas estruturas, sendo sempre executado por profissionais e peritos no assunto.

Uma curiosidade sobre a igreja é o estado de seu telhado. Ele estava tão degradado por fatores naturais que não foi possível uma restauração convencional, a única solução foi a reconstruí-lo.

Nenhum comentário: